quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fim do outono no Brasil




É verdade que no Brasil não existem as quatro estações tradicionais da área temperada da Terra, mas mesmo assim é possível observar as mudanças que se processam na natureza.
Aqui no Sudeste, especificamente no Vale do Paraíba Fluminense, desde o início do outono vemos a secura se estabelecer, de fato de maneira bem rápida.
Os morros estão secos, marrons ou pretos se levarmos em conta as queimadas que ocorrem pelos mais diferentes motivos, mas principalmente pela ignorância humana.
Mas surpreendentemente há cada vez mais cores na paisagem. Primeiro porque a luz está clara, como se o brilho solar não precisasse cortar nuvens opacas para chegar até nós, e é basicamente isso mesmo. Segundo porque nosso outono também tráz flores: na Praça da Autonomia em Três Rios há jasmineiros florescendo, e tanto lá como na Praça São Sebastião florescem os ipês rosas. Ou na beira da estrada essa árvore (foto acima), que foi se tornando dourada ao expor suas vagens. Vejo manacás da serra explodindo em cores, isso para não citar algumas orquideas que já começaram seu desfile de cores e formas.
Estou escrevendo e parece que faço uma redação escolar sobre a primavera. Mas é outono, fim de outono, no Brasil e como sempre, se prestarmos atenção ao que se passa a nossa volta, poderemos nos surpreender, para o belo ou para o feio. Mas ai já é para citar Oscar Wilde, deixo para depois.
Veja novas fotos em próximas postagens. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Como é belo ter olhos para a natureza!Bjs. Joana

Postar um comentário