segunda-feira, 11 de julho de 2011

Três Rios começa a construir um viaduto



Três Rios começa a construir um viaduto que passará sobre a linha férrea.
Pelos padrões atuais da cidade é necessário. Poderia ter sido um mergulhão, a linha férrea poderia ser retirada do meio da cidade, mas parece que essas opções eram mais caras, então fiquemos com o monstrengo que provavelmente tornará a região onde será instalado em algo inóspito, poque nunca se viu um viaduto embelezar uma cidade e para ser sincero, TR é uma cidade feia, pois foi sendo descaracterizada ao longo de sua curta história. Típico das cidades do estado do Rio, demolir o belo e erguer horriveis prédios, ditos práticos.
As duas fotos ai mostram que para o inicio das obras foi necessário cortar um oitizeiro. Era uma arvore de uns cem anos de idade. Que importa?
O que importa é o modelo que o mundo escolheu, o mundo dos automóveis, o mundo do cada carro um homem, para entupir nossas cidades. nossas não, deles, das máquinas. O futuro é isso ai, nem adianta David Byrne escrever o Diário de Bicicleta, a escolha já foi feita e se uma cidadezinha na Noruega resolve mudar o modelo a importancia é zero.
Tire o carro do homem e ele se torna uma fera enjaulada. Paradoxo.
Por isso nascerá esse viaduto, todos ficarão felizes, os carros terão liberdade.
Civilização está se tornando cada vez mais isso: gordura e gasolina.

PS: a árvore já está no chão.

0 comentários:

Postar um comentário