quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O viaduto trirriense




Reconheço a urgência dessa obra, mas acho que é uma solução torta para o problema que é a rede férrea passando pelo centro da cidade.
É verdade que primeiro veio a ferrovia, mas a cidade cresceu e estagnou várias vezes, mas agora cresce junto com o Brasil pós real. A cidade talvez esteja crescendo além de suas possibilidades. E a ferrovia é um entrave quase que para tudo. 
O detalhe: as pessoas querem isso, pois há uma idéia de "progresso" ligada a confusão nestas paragens terceiro mundistas...(só para usar um termo irritante, como a ferrovia é, como o trânsito é, como os carros auto falantes anunciado de morte a móveis são).
Creio que com o viaduto o problema, para os carro,s deverá ser resolvido, por alguns anos, mas a ferrovia perturba além disso. A poluição sonora é insana. Os trens apitam excessivamente seja que horas for, sacudindo a cidade.
Acho que o ideal seria a MRS e a FCA sairem do centro das cidades. Aposto que elas teem dinheiro para isso. Mas sejamos realistas, a busca do lucro total está acima de qualquer coisa que possa ser qualidade de vida para os habitantes desse Vale do Paraíba.
Existe na cidade um jogo onde se aposta no que vai se transformar o vão do viaduto, nenhuma aposta se revela otimista. Elas vão de camelódromo feio a coisas bem piores...
Estou torcendo para que tudo possa ser melhor do que os prognósticos...

0 comentários:

Postar um comentário