O conceito de carrocracia eu li outro dia num texto no facebook.
Em todo canto, exceto alguns locais da Europa, o número de carros e sua importância, só faz crescer.
Compreensível, já que carro é sinonimo de conforto, mobilidade e status, embora esse último já não seja tanto, no caso do Brasil, devido a melhoria das condições sociais e das facilidades de crédito para se comprar um carro. Se esse crédito se traduzirá, mais tarde em dívidas de difícil pagamento, ai é outra história.
Mas carrocracia é um bom conceito para avaliarmos as condições cada vez mais insanas do trânsito em várias cidades, penso no Rio, São Paulo, Juiz de Fora, Três Rios.
Outro dia com um amigo levei 5 horas de Três rios ao Rio. insano, já que a viagem, normalmente levaria apenas 1h e 50 min, ou 2h. O engarrafamento começou na entrada da Linha Vermelha e não parou mais, até o centro da cidade. E isso porque saimos de TR as 5 horas da manhã, já contando com algum engarrfamento, mas não tanto.
Nas cidades há uma guerra entre pedestres, ciclistas e carros, todos se achando cobertos de razão, mas os carros alegando uma poreminência majestática. Ok existem motorista educados que respeitam a faixa dos pedestres.
Os pedstres, em grande maioria nem reparam que existe sinal de trânsito também para eles.
A bicicleta é uma alternativa, mas em algumas cidades é quase impossivel, Juiz de Fora, por exemplo, cujo trânsito é cada vez mais hostil e é cheia de morros que exigem um esforço físico desagradável quando o objetivo do uso da bike é chegar ao trabalho, só se houver vestiário e chuveiros no dito, o q no Brasil não é comum.
Parece que em São Paulo até o movimento a favor do uso da bike está rachado, pelo que entendi no facebook há uma briga entre duas facções sobre como organizar a questão. Foi onde vi o conceito de carrocracia.
O pior é que a indústria automobilistica é incensada, como se fosse uma solução, mas atualmente é parte ativa no problema ambiental, emocional e político nas cidades. Emocional, porque no nosso caso equivale a mais de uma guerra do Vietnan por ano e não parece que há chances das coisas melhorarem.
Pois é, há paises democráticos, teocráticos e pelo que eu tô vendo os carrocráticos.
Preferia que houvesse bom senso no trãnsito nas políticas de transporte público, mas parece que nesse caso não caminhamos para uma utopia, mas sim para uma distopia.
E eu ia dizer, as passos largos, mas é melhor dizem em alta velocidade.
A foto é de um mural em NY, cujo trânsito também é um problema...
Em todo canto, exceto alguns locais da Europa, o número de carros e sua importância, só faz crescer.
Compreensível, já que carro é sinonimo de conforto, mobilidade e status, embora esse último já não seja tanto, no caso do Brasil, devido a melhoria das condições sociais e das facilidades de crédito para se comprar um carro. Se esse crédito se traduzirá, mais tarde em dívidas de difícil pagamento, ai é outra história.
Mas carrocracia é um bom conceito para avaliarmos as condições cada vez mais insanas do trânsito em várias cidades, penso no Rio, São Paulo, Juiz de Fora, Três Rios.
Outro dia com um amigo levei 5 horas de Três rios ao Rio. insano, já que a viagem, normalmente levaria apenas 1h e 50 min, ou 2h. O engarrafamento começou na entrada da Linha Vermelha e não parou mais, até o centro da cidade. E isso porque saimos de TR as 5 horas da manhã, já contando com algum engarrfamento, mas não tanto.
Nas cidades há uma guerra entre pedestres, ciclistas e carros, todos se achando cobertos de razão, mas os carros alegando uma poreminência majestática. Ok existem motorista educados que respeitam a faixa dos pedestres.
Os pedstres, em grande maioria nem reparam que existe sinal de trânsito também para eles.
A bicicleta é uma alternativa, mas em algumas cidades é quase impossivel, Juiz de Fora, por exemplo, cujo trânsito é cada vez mais hostil e é cheia de morros que exigem um esforço físico desagradável quando o objetivo do uso da bike é chegar ao trabalho, só se houver vestiário e chuveiros no dito, o q no Brasil não é comum.
Parece que em São Paulo até o movimento a favor do uso da bike está rachado, pelo que entendi no facebook há uma briga entre duas facções sobre como organizar a questão. Foi onde vi o conceito de carrocracia.
O pior é que a indústria automobilistica é incensada, como se fosse uma solução, mas atualmente é parte ativa no problema ambiental, emocional e político nas cidades. Emocional, porque no nosso caso equivale a mais de uma guerra do Vietnan por ano e não parece que há chances das coisas melhorarem.
Pois é, há paises democráticos, teocráticos e pelo que eu tô vendo os carrocráticos.
Preferia que houvesse bom senso no trãnsito nas políticas de transporte público, mas parece que nesse caso não caminhamos para uma utopia, mas sim para uma distopia.
E eu ia dizer, as passos largos, mas é melhor dizem em alta velocidade.
A foto é de um mural em NY, cujo trânsito também é um problema...
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