segunda-feira, 11 de outubro de 2010

De Puno a Cusco, de ônibus

Desde quando visitei o Uyuni, o maior problema, fora a questao dos banheiros, me pareceu ser o transporte.
Todas as empresas saem no mesmo horário, o que dificulta para quem nao quer ou nao pode ir na hora que elas estabelecem.
Os ônibus sao precários, nunca vi um no qual o banheiro funcionasse.
Nao há filas, é um total empurra empurra.Como exemplo relato a viagem de ônibus entre Puno e Cusco.
Diria que começou tranquila, com alguns turistas, mas a maioria dos bancos ocupadaos pela populaçao local. Entre esses, uma adorável garota entrou com uma galinha viva dentro de um saco de plástico preto, isso para uma viagem de 7 horas. Assim lá foi a pobre galinha dentro do saco, no bagageiro, onde estavam as pquenas bolsas e mochilas dos outros viajantes. De vez em quando ela se movia e fazia barulhos.
Depois um grupo de peruanos revelou-se fanático cristao e por pelo meno duas horas ouvimos hinos de louvor a Jesus Cristo. Isso nao é minha idéia de viagem tranquila.
Por fim uma garotinha de uns 4 anos de idade começou a cantar, inclusive o Parabéns para você na versao em ingles, que de ingles nao tinha nada. Foi o momento fofo da viagem.
Também entram ambulantes que vendem de tudo, uma mocinha , que foi o caso mais peculiar, vendia cancacho, que é um assado de cordeiro e temperos de cheiro bastante forte e que ela cortava com um cutelo, pois os ossos ainda estavam lá. As vezes precisava dar um golpe mais forte e levantava o cutelo acima da cabeça dos passageiros. Seria um filme de terror se nao fosse de terrir.. Depois ela vendeu pao e docinhos.
Muitos mais aconteceu, porque parece que peruano nao tem tempo a perder.
Claro que isso tudo acaba sendo pitoresco, mas para quem nao tem muita paciência a viagem pode ser feita de aviao, com tranquilidade, tipo Rio - Lima -Cusco ou Sampa - La Paz - Cusco.

0 comentários:

Postar um comentário