sábado, 16 de outubro de 2010

Fronteira Peru - Bolívia

É dificil, nas rodoviárias, sejam na Bolívia ou no Peru, escolher a empresa certa para viajar. Enfim escolhi a empresa errada, pois quando olhei na área de desembarque, iria para La Paz saindo de Cusco, iria no ônibus mais feio. Que fazer? perguntaria Lenin. Ir simplesmente.
Mas nao era tao simples assim, pois meu intestino, por algo comi, nao sei o que, estava a beira de uma revoluçao sangrenta, ou no mínimo uma revolta estudantil.
Parado na porta do ônibus nao sabia se deveria subir e encarar as 12 horas de viagem, ou se procurava um hotel por aquela noite.
Resolvi entrar no ônibus e encarar o desafio. mas fui com medo.
Sentei ao lado de um francês que gentilmente me ofereceu um pedaço de bolo. A essa altura parecia estar com febre. Deitei no banco semi leito e por obra dos deuses incas, dormi.
Acordei muitas horas depois e por incrivel que pareça o intestino estava apaziguado, a revoluçao fracassara, os estudantes estavam tranquilos em sala de aula.
Mesmo assim o corpo doia da experiência de Machu Picchu e Wayna Picchu, principalmente.
Somos obrigados a descer na fronteira Peru - Bolívia. Caos total. Fila enorme na imigraçao e depois esperar uma cerimônia na ponte entre os dois países, que segundo apurei, ocorre todo dia. E eu ali achando que ia desmaiar num frio de 8 graus.
Alguns peruanos cantam o hino nacional. Outros querem passar logo.
Digo para o francês que aquilo poderia ser feito de outra maneira. ele me responde sorrindo: - Deixa, é a América do Sul.
Entao era isso. Varios olhares sobre o mesmo acontecimento. Os nacionais, os patriota, os apressados do comércio, o que via tudo aquilo como algo exótico, descolado de sua experiência existencial, o meu olhar querendo fazer semiótica, mas na verdade louco para deitar na poltrona cinza e feia do ônibus e cheio de fome, mas com medo de comer, ainda faltavam 3 horas de viagem.
Depois, também me senti desamparado. Sou da América do Sul e tao distante do que via e por fim disse para o francês: -Mas a América do Sul sao muitas...
E entao dormi mais um pouco até chegar em La Paz.

0 comentários:

Postar um comentário